.

SENTIR!

Já dizia Fernando Pessoa que «Para o Homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais do que o alimento de pensar».

É com este pensamento que, este ano, para melhor saber, pensar e viver, o TEDxFunchal nos faz SENTIR!

Desde o ventre da nossa mãe que sentimos algo. É lá dentro que começamos a ouvir os primeiros sons, as primeiras vozes e o bater do seu coração, que nos acalma e nos dá a sensação de segurança de que tantas vezes necessitamos.

Todos nós sentimos algo, quer seja olhando, ouvindo, cheirando, tocando, provando ou até pressentindo. São estas sensações extraordinárias que nos fazem estar ligados ao mundo e às pessoas. A visão, a audição, o olfacto, o paladar e o tacto são estímulos do exterior que nos permitem sentir o que acontece ao nosso redor. Eles ajudam-nos a proteger o corpo porque nos despertam sobre o que vai acontecendo à nossa volta e nos permitem dar uma resposta adequada a cada situação.

E temos ainda o CORAÇÃO. Com ele, sentimos e encontramos novas formas de nos unir, pressentimos algo que não entendemos, confiamos nas nossas emoções e intuição… É um sexto sentido que nos liga a algo que nos transcende e que não conseguimos facilmente compreender…

Este ano fomos arrebatados por tantas sensações e muitas delas novas. Fomos obrigados a nos confrontar com mudanças na forma de sentir e comunicar com o nosso exterior. Por nós, passou (e continua a passar) o medo, a saudade, o sentido de responsabilidade comum, a esperança e a vontade de construir alegria em comunidade, com as devidas distâncias de segurança que nos foram pedidas.

É neste contexto que o TEDxFunchal 2020 se apresenta como um ponto de encontro digital, a partir de onde viajaremos pelos cinco continentes que são os nossos cinco sentidos físicos, sempre ligados entre si pelo coração. Pretendemos despertar emoções, recordações, calafrios e arrepios. Será um dia repleto de experiências, de conhecimentos, de encontros e reencontros… e de descoberta de novos sentidos.

No fim… só queremos que SINTAM… que SINTAM saudade do TEDxFunchal!

Bem-vindos a esta viagem pelo SENTIR!