Uma ilha, por definição, é uma porção de terra rodeada de mar por todos os lados. Por isso, para um ilhéu, conhecer o Mundo é vencer esse mar que o separa do resto do Mundo.
Ao longo de quase seis séculos de História, a Madeira e o Funchal foram ponto de passagem e de ligação entre continentes e entre mundos. Muitos pensadores livres passaram por cá. Cristóvão Colombo, Bernard Shaw e Winston Churchill partilharam com os ilhéus as suas ideias inovadoras, que inspiraram muitos dos que os ouviam.
Seguindo os exemplos destes, também alguns Madeirenses levantaram as suas amarras e partiram além-mar. O poeta Herberto Hélder ou os artistas plásticos Henrique e Francisco Franco são exemplo. Mas também pessoas simples como João Fernandes, que no século XIX, emigrou para o Hawaii levando consigo a tradicional braguinha, que passados alguns anos se tornou no mundialmente famoso ‘ukulele’.
Em pleno século XXI, são muitos os Madeirenses que têm conquistado o Mundo, nas mais diversas áreas do Conhecimento e da Arte. Madeirenses que, vivendo e trabalhando na ilha, puseram em práticas as suas ideias, os seus sonhos e ganhando asas. Madeirenses que, desenvolvendo o seu trabalho fora da ilha, conquistaram o seu lugar por direito e mérito próprio, Mundo fora. São Heróis do Mar, para quem este não foi uma barreira intransponível mas sim um desafio a superar.
É este desejo de ser maior que a ilha, de olhar o mundo para além da linha do horizonte, que queremos celebrar na primeira TEDx-Funchal. Queremos dar voz a Espíritos Livres que vivem de acordo com as suas vontades e crenças, sem estarem agrilhoados às convenções socialmente estabelecidas. São inconformistas por natureza.
Ideias diferentes, inovadoras, que merecem ser partilhadas, e que não ficarão fechadas numa ilha no meio do Atlântico. São ideias resultantes de um Pensamento Livre… de um Espírito Livre… de um FREESPIRIT!