Sobre
André Barreto, nasceu no Funchal, a 04 de Maio do já longínquo ano de 1974, é (bem) casado e pai de 2 lindíssimos filhos. Licenciou-se em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Gestão, em Lisboa, estranhamente sem chumbar nenhum ano e graduou-se, numa fase posterior, em Gestão Hoteleira, pela Engiárea.
Fez toda a carreira ligada à área da hotelaria e do turismo, exercendo desde 1998 até à presente data as funções de Director Geral da Quintinha de São João, cujo projecto ajudou a conceber e implementar, em todas as suas vertentes. Esta é a menina dos seus olhos…
É sócio-gerente das empresas A. Ramos. Lda. e Luís de Sousa, Lda., ambas ligadas ao comércio e fabrico de produtos tradicionais da Madeira e Administrador da Bafilhos, S.A., ligada ao sector hoteleiro.
Colaborou no planeamento e abertura da Estalagem Jardins do Lago, no acompanhamento da obra e respectiva execução, unidade hoteleira de que a empresa era sócia.
Exerceu, cumulativamente com as actividades acima mencionadas, as funções de vogal da Direcção da Associação de Promoção da Madeira durante 5 anos e de membro da Mesa de Hotelaria da ACIF por dois mandatos, tendo assumido a sua presidência durante 3 anos, até final de 2009. Foi igualmente membro do Conselho Consultivo desta Associação até Dezembro de 2021.
Assumiu, desde 2008 e durante 4 anos, também cumulativamente, a presidência da Associação de Natação da Madeira.
Foi eleito e tomou posse, em Janeiro de 2015, Presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, cargo que exerceu até final de 2017.
Colabora mensalmente, desde 2010, com um artigo de opinião no Diário de Notícias da Madeira e esporadicamente escreve em publicações nacionais relacionadas com a área da hotelaria e do turismo.
É ainda membro do Conselho Geral da Universidade da Madeira, desde 2017, como membro externo.
Nenhuma destas outras funções que exerce ou exerceu são ou foram remuneradas, infelizmente…