Sobre
João Canning Clode é atualmente Investigador Principal da ARDITI e o Coordenador do polo da Madeira do MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente, Unidade de I&D recentemente avaliada pela FCT com classificação de Excelente.
Licenciou-se em Biologia pela Universidade da Madeira em 2005 e completou um doutoramento em Oceanografia Biológica e Ciências Marinhas na Universidade de Kiel na Alemanha. Entre 2009 e 2011, efetuou um pós-doutoramento no prestigiado Smithsonian Environmental Research Center (SERC), em Maryland, EUA, e também no Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) na Cidade do Panamá, Panamá.
Possuindo um vasto interesse e formação em biologia marinha e biodiversidade, ecologia de comunidades, biogeografia marinha e biologia de invasões, focou a sua investigação, principalmente, em comunidades bentónicas marinhas. Atualmente, o seu grupo de investigação, foca-se no estudo de impactos pressões humanas em ecossistemas marinhos insulares, sendo constituído por cerca de 30 investigadores.
Já tendo publicado mais de 80 publicações em revistas de renome científico e participado em vários projetos internacionais, a sua investigação tem tido cobertura mediática em vários países.