Thomas Dellinger

Thomas Dellinger

Sobre

Thomas Dellinger nasceu em Lisboa em 1958 filho de pais alemães tendo dupla nacionalidade. Aos 18 anos mudou-se para a Alemanha e formou-se como técnico de laboratório de Biologia (Biologie Laborant) em Francoforte na multinacional farmacológica Hoechst AG, local onde trabalhou de 1977-81.

Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Constança (Konstanz) em 1987 com uma tese sobre o nicho alimentar das otárias das Ilhas Galápagos. Foi bolseiro de doutoramento do Instituto Max-Planck para fisiologia comportamental (Max-Planck.-Institut für Verhaltensphysiologie, Seewiesen) com a tese sobre o comportamento reprodutivo das iguanas marinhas, defendida na Universidade de Munique (Ludwig-Maximilians-Universität) em 1992. Ambas as teses foram orientadas pelo Prof. Dr. Fritz Trillmich, atualmente catedrático da Universidade de Bielefeld, tendo o trabalho de campo sido efetuado nas Ilhas Galápagos/Ecuador em várias viagens entre 1983 e 1991.

Foi contratado como docente pela Universidade da Madeira em 1992 para a área da Biologia Marinha. Desde então desenvolve investigação em ecologia e ecologia comportamental centrando-se na biologia das tartarugas marinhas, muito embora tenha desenvolvido alguns trabalhos em áreas afins, incluindo a psicologia evolutiva e o ser humano.

Atualmente leciona na Universidade da Madeira as unidades curriculares de Ecologia, Etologia, Evolução e Comportamento Humano, e Fisiologia Animal na categoria de professor associado.

Integra como investigador o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Laboratório Associado no Porto. Tem publicado vários artigos científicos e de divulgação.

Nas eleições Regionais de 2011 na Madeira fez parte do governo sombra com o qual o PS-M se candidatou. Desde então tem estado envolvido cívica- e partidariamente, tanto no Laboratório de Ideias do PS-M, como autarca numa junta de freguesia, como também exerceu funções diretivas no partido.