Sobre
Vinícius Barbizani é consultor de babywearing, produtor de conteúdo sobre parentalidade e masculinidades, com mais de 20 anos de experiência em comportamentos e tecnologia. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná, possui um mestrado em Gestão de Comunicação Digital pela Universidade de São Paulo, uma pós-graduação em Marketing Internacional pela Universidade de Sidney, e um mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE em Lisboa. Atualmente, Vinícius está finalizando uma pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental pelo Instituto CRIAP de Portugal, além de ter especializações em Questões de Gênero e Facilitação em Mindfulness na Parentalidade.
Desde os 14 anos, Vinícius trabalhou em diversos ambientes, convivendo com uma ampla gama de personalidades e estereótipos. Ter vivido em diversas cidades de quatro países diferentes o ajudou a desenvolver uma visão global sobre questões culturais que podem facilitar ou dificultar a vida. Após enfrentar um esgotamento mental em um negócio em Lisboa, no início de sua jornada de preparação para a paternidade, ele decidiu reorientar sua vida em busca de seu IKIGAI, priorizando imensamente o ninho familiar que estava construindo.
Desde 2015, Vinícius começou a participar e organizar rodas de conversa e grupos reflexivos, proporcionando um espaço para conviver, questionar, partilhar e aprender em conjunto. Nessas interações, ele descobriu os conceitos de sagrado feminino e masculino, e essas participações se tornaram cada vez mais práticas e construtivas. Ele participou de grupos de pais no Brasil, como o MEMOH e o Papo de Pai, e em Portugal, está envolvido com o Mentalks Lisboa e o The Dad’s Club, entre outros.
Vinícius busca quebrar os padrões dos homens que vieram antes dele, mantendo princípios que o conectam com sua ancestralidade. Ele deseja ser um motivo de orgulho para seus descendentes, sendo um homem e pai do seu tempo, compreendendo o retrato atual da sociedade, questões de gênero, tecnologia e construção social. Uma das histórias mais marcantes em sua jornada foi aprender a gerir suas emoções de maneira mais eficaz e rápida, adaptando-se às demandas da vida familiar sem recorrer às antigas ferramentas que exigiam longos períodos de tempo.
Mais do que isso, Vinícius sempre sonhou em ter um tutor que o guiasse com sabedoria, para que ele pudesse compartilhar essa sabedoria com os mais jovens. Ele descobriu que alcançou um eixo de equilíbrio, amor e produtividade ao se tornar pai, aprendendo com seus filhos, que são seus verdadeiros tutores e mentores.